Questão 74 Comentada - Prefeitura Municipal de Canoas - Professor de Educação Básica I - Educação Infantil - OBJETIVA (2023)

O acesso inicial à língua escrita não se reduz apenas a aprender a ler e escrever no sentido de grafar e decodificar palavras, mas também passa por construir familiaridade com o mundo da escrita e desenvolver atitudes positivas em relação à importância e ao valor da escrita na vida social e individual. Considerando-se a afirmativa e as propostas voltadas para a Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Repetição de parlendas, trava-línguas e cantigas e memorização de poemas devem ser consideradas apenas por sua natureza lúdica.
  • B A criança, antes de saber ler, não faz distinção entre os gêneros da literatura, mesmo que lhe sejam contadas histórias, recitados poemas, cantadas cantigas. Sendo assim, na Educação Infantil, a variedade de portadores de texto e gêneros textuais ainda não compromete a formação de leitor do estudante.
  • C Os jogos para desenvolvimento da consciência fonológica, realizados sistematicamente na Educação Infantil, distorcem a função lúdica do jogo, que deveria ser a prioridade deste período da escolarização, e criam um ambiente aversivo ao sistema alfabético nos anos seguintes.
  • D É indispensável para a alfabetização que a criança perceba que a fala é uma cadeia sonora, que é preciso dissociá-la dos significados e, ainda, que é possível segmentá-la em palavras, sílabas e fonemas. Essa compreensão só é viável nos Anos Inicias, deixando a Educação Infantil de fora dessa etapa.
  • E Quando brinca com desenhos, rabiscos, jogos e brincadeiras de faz de conta, a criança está atribuindo aos desenhos ou aos objetos a função de signo e descobrindo sistemas de representação, o que facilita, posteriormente, a compreensão do sistema de escrita.