Gabarito comentado da Questão 53 - Prefeitura Municipal de Salvador - Psicólogo - FGV (2019)
Erik Homburger Erikson foi um psicanalista, renomado teórico da psicologia do desenvolvimento, conhecido por desenvolver a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial.
Essa teoria propõe que o desenvolvimento psicológico se dá por meio de estágios e fases, influenciado pela interação da pessoa com o ambiente.
O desenvolvimento do ego, para Erikson, é resultado da interação entre a criança, a cultura e as tradições sociais.
Diferentemente de Freud, Erikson expandiu seus estudos sobre o desenvolvimento humano para além da infância e puberdade, incluindo a idade adulta e o ciclo vital completo.
A teoria de Erikson descreve oito estágios ou ciclos, cada um marcado por uma crise psicossocial específica, que são processos naturais e necessários para o crescimento.
A resolução de cada crise influencia a capacidade de lidar com conflitos ao longo da vida.
Confiança vs. Desconfiança (até um ano): a criança desenvolve confiança se receber cuidados e afeto.
Autonomia vs. Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano): a criança busca autonomia e confiança, mas pode desenvolver vergonha se for criticada.
Iniciativa vs. Culpa (quarto e quinto ano): a criança explora o mundo, mas pode sentir culpa se sua curiosidade for reprimida.
Construtividade vs. Inferioridade (dos 6 aos 11 anos): a criança busca desenvolver habilidades e se integrar socialmente, podendo sentir inferioridade se tiver dificuldades.
Identidade vs. Confusão de Papéis (dos 12 aos 18 anos): o adolescente busca sua identidade e pode passar por crises de personalidade.
Intimidade vs. Isolamento (jovem adulto): busca-se relacionamentos profundos, podendo levar ao isolamento em caso de decepção.
Generatividade vs. Estagnação (meia idade): desejo de guiar as gerações mais jovens, ou sentimento de estagnação se isso não ocorrer.
Integridade vs. Desesperança (velhice): avaliação da vida, com integridade se houver aceitação e sem arrependimentos, ou desespero em caso contrário.