Questão 53 Comentada - Prefeitura Municipal de Salvador - Psicólogo - FGV (2019)

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo: em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Esse dado corrobora a importância de estudar o desenvolvimento psicossocial na velhice para um atendimento mais adequado às necessidades desta fase da vida.


A Teoria Psicossocial do Desenvolvimento identifica, nesta fase da vida, a crise entre

  • A integridade X desespero.
  • B intimidade x isolamento.
  • C produtividade x estagnação.
  • D autonomia X dependência.
  • E aceitação X inferioridade.

Gabarito comentado da Questão 53 - Prefeitura Municipal de Salvador - Psicólogo - FGV (2019)

Erik Homburger Erikson foi um psicanalista, renomado teórico da psicologia do desenvolvimento, conhecido por desenvolver a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial.

Essa teoria propõe que o desenvolvimento psicológico se dá por meio de estágios e fases, influenciado pela interação da pessoa com o ambiente.

O desenvolvimento do ego, para Erikson, é resultado da interação entre a criança, a cultura e as tradições sociais.

Diferentemente de Freud, Erikson expandiu seus estudos sobre o desenvolvimento humano para além da infância e puberdade, incluindo a idade adulta e o ciclo vital completo.

A teoria de Erikson descreve oito estágios ou ciclos, cada um marcado por uma crise psicossocial específica, que são processos naturais e necessários para o crescimento.

A resolução de cada crise influencia a capacidade de lidar com conflitos ao longo da vida.

Confiança vs. Desconfiança (até um ano): a criança desenvolve confiança se receber cuidados e afeto.

Autonomia vs. Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano): a criança busca autonomia e confiança, mas pode desenvolver vergonha se for criticada.

Iniciativa vs. Culpa (quarto e quinto ano): a criança explora o mundo, mas pode sentir culpa se sua curiosidade for reprimida.

Construtividade vs. Inferioridade (dos 6 aos 11 anos): a criança busca desenvolver habilidades e se integrar socialmente, podendo sentir inferioridade se tiver dificuldades.

Identidade vs. Confusão de Papéis (dos 12 aos 18 anos): o adolescente busca sua identidade e pode passar por crises de personalidade.

Intimidade vs. Isolamento (jovem adulto): busca-se relacionamentos profundos, podendo levar ao isolamento em caso de decepção.

Generatividade vs. Estagnação (meia idade): desejo de guiar as gerações mais jovens, ou sentimento de estagnação se isso não ocorrer.

Integridade vs. Desesperança (velhice): avaliação da vida, com integridade se houver aceitação e sem arrependimentos, ou desespero em caso contrário.