A cidade de São Cristóvão foi a primeira capital de Sergipe. O seu centro histórico apresenta aspectos arquitetônicos e culturais dos períodos colonial e imperial brasileiro. Em 2010, a Praça São Francisco recebeu o título de Patrimônio da Humanidade
Considerando os critérios para elevação da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, assinale a opção que descreve corretamente a característica histórico-arquitetônicas e/ou cultural que a tornam única e merecedora de patrimonialização.
- A A praça representa um exemplo notável de arquitetura barroca setecentista, refletindo a conexão de Sergipe com a região mineradora no período colonial.
- B A praça abriga as ruínas de edifícios religiosos dos séculos XVI e XVII, incluindo uma igreja e missão jesuítica, um dos mais antigos testemunhos da missionação no Sergipe.
- C O seu traçado segue o modelo das praças centrais renascentistas, inspiradas no urbanismo espanhol das praças de armas ou praças maiores.
- D Os edifícios de maior valor histórico são o Palácio Olívio Campos e a Igreja São Salvador, além dos sobrados históricos que singularizam a evolução histórica da cidade.
- E A praça e seu entorno foram descaracterizados pelas reformas urbanísticas do século XX, por isso o estatuto de patrimônio permite suspender as eventuais intervenções.