Questão 92 Comentada - Tribunal Regional Federal da 5ª Região - Juiz Federal - CESPE/CEBRASPE (2011)

Mohamed, filho concebido fora do matrimônio, requereu, na justiça brasileira, pensão alimentícia do pai, Said, residente e domiciliado no Brasil. Said neguou o requerido e não reconheceu Mohamed como filho, alegando que, perante a Tunísia, país no qual ambos nasceram, somente são reconhecidos como filhos os concebidos no curso do matrimônio.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz da legislação brasileira de direito internacional privado.

  • A A reserva da ordem pública não está expressa na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.
  • B O juiz, ao julgar a referida relação jurídica, deve obedecer à lei da Tunísia.
  • C Nesse caso, não se aplicam normas de ordem pública, pois se trata de relação jurídica de direito internacional privado, e não, de direito internacional público.
  • D O juiz não deverá aplicar, nessa situação, o direito estrangeiro.
  • E A lei brasileira assemelha-se à da Tunísia, razão pela qual esta deverá ser aplicada.

Gabarito comentado da Questão 92 - Tribunal Regional Federal da 5ª Região - Juiz Federal - CESPE/CEBRASPE (2011)

A alternativa (A) está incorreta, pois a LINDB, em seu artigo 17, expressamente prevê a ordem pública como limite à eficácia de leis, atos ou sentenças estrangeiras no Brasil quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública ou os bons costumes. A alternativa (B) está incorreta, já que a lei brasileira será aplicável ao caso, conforme o artigo 7º da LINDB, que determina a lei do domicílio para questões de capacidade e direitos de família, como é o caso. O réu, domiciliado no Brasil, e...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium