Texto 01
Cultivar a amizade
No Brasil, o ideal da família como fonte de segurança de felicidade permanece forte. Apesar de estar aumentando consideravelmente o número de brasileiros que vivem sozinhos por opção, o valor da vida em família ainda é dominante.
A escolha de não ter filhos, apesar de cada vez mais frequente, não é totalmente legítima em nossa cultura. As brasileiras que fazem essa escolha ainda são percebidas como desviantes e são muito questionadas sobre as razões de optarem por algo fora do modelo tradicional.
Uma das principais razões apontadas para a decisão de ter filhos é a necessidade de ter segurança, amparo, apoio e companhia na velhice. As mulheres perguntam para aquelas que optam por não terem filhos: “Mas como vai ser a velhice? Como vai enfrentar uma velhice solitária? Por que não adota ?”
A imagem do velho sozinho é associada ao abandono, desamparo, fracasso, insegurança. Os filhos são vistos como uma possível proteção contra a velhice solitária e infeliz, uma espécie de seguro contra a velhice desamparada.
GOLDENBERG, Mirian. A Invenção de uma Bela Velhice. Ed. Record. p.85-86. 2021
Em qual alternativa abaixo, o termo destacado em maiúsculo está INCORRETAMENTE classificado nos parênteses?
- A “...o valor da vida em família ainda é DOMINANTE.” (Substantivo)
- B “Apesar de estar aumentando CONSIDERAVELMENTE o número de brasileiros...” (Advérbio)
- C “As brasileiras QUE fazem essa escolha ainda são percebidas...” (Pronome relativo)
- D “As mulheres perguntam para aquelas que optam POR não terem filhos...” (Preposição)
- E “Como vai enfrentar uma velhice SOLITÁRIA?” (Adjetivo)