Questões comentadas das provas da UPENET/IAUPE

Limpar Busca

Observe o fragmento de texto abaixo:



O projeto de cada indivíduo pode ser traçado desde a infância, mas também pode ser construído ou modificado nas diferentes fases da vida.



Se o fragmento fosse iniciado por “As propostas...”, mantendo-se o tempo verbal do texto original acima indicado, estaria CORRETO o que se indica na alternativa 

  • A As propostas de cada indivíduo podem ser traçadas desde a infância, mas também podem ser construída ou modificada nas diferentes fases da vida.
  • B As propostas de cada indivíduo poderá ser traçada desde a infância, mas também poderá ser construída ou modificadas nas diferentes fases da vida.
  • C As propostas de cada indivíduo podem ser traçadas desde a infância, mas também podem ser construídas ou modificadas nas diferentes fases da vida.
  • D As propostas de cada indivíduo pudessem ser traçadas desde a infância, mas também poderiam ser construídas ou modificadas nas diferentes fases da vida.
  • E As propostas de cada indivíduo puderam ser traçadas desde a infância mas também possam ser construídas ou modificadas nas diferentes fases da vida.

Observe abaixo os termos destacados em maiúscula:




I. “A ênfase EXISTENCIALISTA se coloca...”


II. “...no exercício permanente da liberdade da ESCOLHA...”


III. “...e da RESPONSABILIDADE individual na construção...”


IV. “...que dê SIGNIFICADO às nossas existências.”


V. “...até os ÚLTIMOS dias.”




Em que item(ns), os termos destacados são classificados como polissílabos?

  • A Apenas em III e IV.
  • B Apenas em I e IV.
  • C Apenas em IV e V.
  • D Apenas em I, II e IV.
  • E Apenas em I, III e IV.
Em qual alternativa, existe uma mensagem que NÃO foi declarada no texto 01? 
  • A Todo indivíduo projeta sua vida no período da infância.
  • B O indivíduo é livre para fazer escolhas em relação aos seus projetos de vida.
  • C A responsabilidade é de cada um em relação aos seus projetos de vida.
  • D O projeto de cada pessoa pode ser construído durante os diversos momentos da vida.
  • E A partir da infância, pode ser traçado o projeto de cada indivíduo.
O eixo central do Código de Ética de 1993, que perpassa toda a construção, é a liberdade compreendida como fonte de emancipação, autonomia e plena expansão dos indivíduos sociais, o que significa o final da exploração e da dominação do homem pelo homem (de classe, etnia ou gênero), afirmam Cardoso e Torres (2016).



Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir no que se refere à lógica expressa nos princípios do Código de Ética de 1993.



I. Os assistentes sociais, ao defenderem os direitos humanos, estabelecem o critério de direitos a um grupo social específico, ou seja, aqueles que estão em conflito com a lei. Nesse sentido, são criadas estratégias de ação para que sejam garantidos os direitos sociais a esse grupo específico.

II. Os assistentes sociais, ao defenderem os direitos humanos, estabelecem posicionamento crítico frente à sociedade capitalista, pois são eles estratégias políticas de enfrentamento (ainda que na democracia burguesa), historicamente conquistados pelo conjunto dos trabalhadores organizados, para garantir sua reprodução social em respostas às suas necessidades humano-sociais.


III. Os valores contidos no Código de Ética de 1993 são suficientes, assim como a ação profissional do assistente social para modificar a atual sociabilidade capitalista para outra mais justa.


IV. A luta pela radicalização da emancipação política, o que nos leva diretamente à compreensão de outros princípios expressos no Código de Ética de 1993: democracia, cidadania, justiça e equidade social.


V. No Código de Ética de 1993, a cidadania é entendida, de acordo com o conceito burguês, que é restrita ao fato de o indivíduo ter acesso aos direitos civis dentro da sociedade capitalista.



Está CORRETO o que se afirma em
  • A I, II e III, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C V e V, apenas.
  • D II, III, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
Observe os termos destacados em maiúscula na coluna da direita e classifique-os numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.


1. Substantivo
2. Adjetivo
3. Pronome
4. Preposição   5. Conjunção


(  ) “...MAS TAMBÉM pode ser construído ou modificado nas diferentes fases da vida.”
(  ) “...da responsabilidade individual na construção DE um projeto de vida.” 
(  ) “...ou modificado nas DIFERENTES fases da vida.” 
(  ) “...que dê significado às nossas EXISTÊNCIAS...”   (  ) “O projeto de CADA indivíduo pode ser traçado...” 


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA. 
  • A 5/4/3/1/2
  • B 5/4/2/1/3
  • C 4/5/2/1/3
  • D 4/2/5/1/3
  • E 5/4/1/2/3