Questão 2 Comentada - Prefeitura de Laranjal Paulista - Professor de Educação Básica em Área Específica PEB II Educação Física - Avança SP (2025)

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Os amigos invisíveis


Os amigos não precisam estar ao lado para justificar a lealdade. Mandar relatórios do que estão fazendo para mostrar preocupação.

Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira.

Temos o costume de confundir amizade com onipresença, e exigimos que as pessoas estejam sempre por perto, de plantão.

Amizade não é dependência, submissão. Não se tem amigos para concordar na íntegra, mas para revisar os rascunhos e duvidar da letra. É independência, é respeito, é pedir uma opinião que não seja igual, uma experiência diferente.

Se o amigo desaparece por semanas, imediatamente se conclui que ele ficou chateado por alguma coisa. Diante de ausências mais longas e severas, cobramos telefonemas e visitas. E já se está falando mal dele por falta de notícias. Logo dele que nunca fez nada de errado!

O que é mais importante: a proximidade física ou a afetiva? A proximidade física nem sempre é afetiva. Amigo pode ser um álibi ou cúmplice ou um bajulador ou um oportunista, ambicionando interesses que não o da simples troca e convívio. (...)

Os amigos são próprios de fases: da rua, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da faculdade, do futebol, da poesia, do emprego, da dança, dos cursos de inglês, da capoeira, da academia. Significativos em cada etapa de formação. Não estão na nossa frente diariamente, mas estão em nossa personalidade, determinado, de forma perceptível, as nossas atitudes.

Quantas juras foram feitas em bares a amigos bêbados e trôpegos?

Amigo é o que fica depois da ressaca. É glicose no sangue. A serenidade.


CARPINEJAR, Fabrício. Os amigos invisíveis. 4 crônicas sobre amizade. Disponível em .<https://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicassobre-amizade-fabricio-carpinejar>.





“estão em nossa personalidade, determinado, de forma perceptível, as nossas atitudes.”

A sentido da palavra destacada no trecho acima é relacionado a alguma coisa:

  • A impossível de ser percebida.
  • B perseguida o tempo todo.
  • C invisível, inaudível.
  • D esperada, aguardada.
  • E capaz de ser percebida.

Gabarito comentado da Questão 2 - Prefeitura de Laranjal Paulista - Professor de Educação Básica em Área Específica PEB II Educação Física - Avança SP (2025)

Análise Técnica: A questão avalia a compreensão do significado contextual de um adjetivo derivado. A palavra destacada no trecho é "perceptível". Morfologicamente, é formada pelo radical do verbo "perceber" ("percept-") mais o sufixo adjetival "-ível", que indica possibilidade ou capacidade. Portanto, seu sentido literal é "que se pode perceber" ou "capaz de ser percebido". No contexto da frase – "determinado, de forma perceptível, as nossas atitudes" –, o termo qualifica o modo como algo é...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium