Questão 1 Comentada - Prefeitura de Itapecerica da Serra - Engenheiro de Tráfego - Avança SP (2025)

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias devem-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que, aos bilhões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia... E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e, enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). (...)

Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal... Tchau!
Viva a vida com bom humor!


(VERISSIMO, Luís Fernando. Exigências da vida moderna. Disponível em <https://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-deluis-fernando-verissimo>).


Em relação ao texto “Exigências da vida moderna”, é correto afirmar que se trata de um(a):

  • A carta de recomendações para um parente distante, o qual não tem cuidado muito bem de sua própria saúde e precisa se conscientizar a respeito de alguns bons hábitos.
  • B manual de saúde e bem-estar, baseado nas experiências pessoais do autor, que contradizem as pesquisas científicas sérias e objetivas.
  • C manual de saúde e bem-estar, baseado em pesquisas científicas bastante objetivas, com o objetivo de alertar os leitores para os perigos do derrame.
  • D crônica humorística, em que o autor se baseia em dados fictícios para defender a ideia de que não devemos nos preocupar com a nossa saúde e bem-estar.
  • E crônica humorística, em que o autor se baseia em fatos da realidade para fazer reflexões sobre a preocupação excessiva com saúde e bem-estar.