Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - Sociologia (2018) Questão 29

“A ideologia tornou-se mecanismo de desautorização de discurso e suspensão de debates. Tem servido para escancarar os mais íntimos preconceitos [...]. Ela não nasceu hoje, mas nunca esteve tão presente quanto agora. Invenção do século XIX, a ‘ideologia’ circula pelo imaginário contemporâneo como um interruptor, acionado conforme conveniência pra suspender qualquer transformação a ela relacionada.” (Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-ideologia-e-um-delirio-5568.html.)
Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas. Especificamente na teoria marxista, o termo Ideologia está relacionado:

  • A À origem e à formação das ideias tais como a razão, a vontade própria e a percepção moral. É a partir da divulgação das ideologias que os seres humanos se tornam “animais políticos”.
  • B À própria formação da sociedade desde seus primórdios. A ideologia é negativa porque nasce de uma noção individualista e, por isso mesmo, imprópria para o desenvolvimento da realidade social.
  • C A um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
  • D À função de ser um ‘cimento’ social, ou seja, ser uma estrutura que sustenta a própria condição de interação e manutenção da sociedade, possibilitando a participação integral de seus componentes à vida social.

Encontre mais questões

Voltar