Gabarito comentado da Questão 60 - Banco do Brasil - Técnico Atendimento - FGV (2023)
No tocante ao auto-atendimento bancário, foi apenas após a TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que os bancos todos passaram a ser obrigados a oferecer uma estrutura mínima de acessibilidade nas agências e também nos terminais ATMs localizados nas próprias agências ou em PABs (Posto de Atendimento Bancários), e PAEs (Posto de Atendimento Eletrônico).
Também foi necessário a inclusão de um conjunto de sinalizações para identificar cada um dos principais dispositivos do terminal, ou seja, uma clara tentativa de facilitar o acesso de deficientes visuais. No exemplo abaixo vemos o teclado do terminal, onde a tecla 5 tem um relevo diferenciado das demais, para facilitar a localização, e as teclas CANCELA e ENTRA também são diferenciadas com relevo e cores. Também mostro a imagem (que no terminal deve conter um relevo) que serve para identificar a saída de comprovantes, como extrados e recibos.
Uma das principais adaptações realizadas nesses terminais, foi a inclusão do conector jack, onde o usuário pode plugar seu fone de ouvido, para realizar suas transações apoiado pelo sistema, que ao invés de exibir as telas da aplicação de auto-atendimento do banco, exibe uma tela preta (ou uma tela informativa de que o terminal está operando em modo de acessibilidade), e passa as informações e demais orientações para o usuário, através da reprodução de áudio, que poderá estar pré-gravado ou ser sintetizado na hora por algum sistema TTS.