Questão 44 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Engenheiro de Segurança do Trabalho (2016)

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Partículas sólidas, produzidas por ruptura de um material originalmente sólido, suspensas ou capazes de se manterem suspensas no ar devem ser investigadas nos ambientes de trabalho que tenham, em sua essência, a possibilidade de liberação de material. Na literatura de Segurança do Trabalho encontramos algumas definições sobre o material disperso, as quais descreve-se a seguir.

I. Particulado inalável - é a fração de material particulado suspenso no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 100μm, capaz de entrar pelas narinas e pela boca, penetrando no trato respiratório durante a inalação. É apropriada para avaliação do risco ocupacional, associado com as partículas que exercem efeito adverso quando depositadas no trato respiratório como um todo.

II. Particulado torácico - é a fração de material particulado suspenso no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 25μm, capaz de passar pela laringe, entrar pelas vias aéreas superiores e penetrar nas vias aéreas dos pulmões. É apropriada para avaliação do risco ocupacional, associado com as partículas que exercem efeito adverso quando depositadas nas regiões tráqueo-bronquial e de troca de gases.

III. Particulado respirável - é a fração de material particulado suspenso no ar, constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 10μm, capaz de penetrar além dos bronquíolos terminais e se depositar na região de troca de gases dos pulmões, causando efeito adverso nesse local.

IV. Particulado total - é o material particulado suspenso no ar coletado em porta-filtro de poliestireno de 37 mm de diâmetro, de três peças, com face fechada e orifício para a entrada do ar de 40 mm de diâmetro, conhecido como cassete. A coleta de particulado total deve ser utilizada somente quando não houver indicação específica para coleta de particulado inalável, torácico ou respirável.



Estão corretas as afirmativas:
  • A Apenas I, II e IV
  • B Apenas II e IV
  • C Apenas I, II e III
  • D Apenas I e III
  • E I, II, III e IV