Por que as mulheres vivem mais?
Grande parte das espécies do reino animal dividem uma tendência curiosa: as fêmeas tendem a viver mais do que os machos. O motivo por __________ dessa diferença de longevidade, no entanto, permanece um mistério.
De acordo com um novo estudo, a existência de dois cromossomos sexuais do mesmo tipo, presente nas fêmeas (as mulheres, por exemplo, possuem dois cromossomos X, enquanto homens têm um X e um Y), pode estar relacionada a uma vida mais longa.
Conforme afirma a pesquisa, a segunda cópia do cromossomo sexual tem um efeito de proteção do DNA, o que resultaria em maior longevidade. A ideia é de que o cromossomo Y seria pouco capaz de proteger um indivíduo de genes __________ presentes no X.
Assim, um cromossomo X que carrega genes defeituosos teria mais chances de ser anulado por outro X do que por um Y. Com menos genes ruins, o indivíduo teria melhores chances de viver por mais tempo.
Segundo os cientistas, os indivíduos que possuem dois cromossomos sexuais iguais vivem em média 17,6% mais tempo do que aqueles que apresentam cromossomos diferentes ou apenas um cromossomo sexual. É o caso de alguns pássaros, nos quais os machos apresentam dois cromossomos W, enquanto suas contrapartes costumam ter um W e um Z.
Além disso, em espécies nas quais os machos têm dois cromossomos sexuais iguais (e não as fêmeas), eles tendem a viver 7,1% a mais. Essas constatações apontam para o fato de que é a presença de dois cromossomos sexuais iguais que culminaria em uma vida mais longa.
https://veja.abril.com.br/ciencia/por-que... - adaptado.
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
- A traz | danozos
- B tras | danozos
- C trás | danosos
- D traz | danosos
- E trás | danozos