Segundo Tognoli (2014), a diplomática clássica residia em distinguir os diplomas verdadeiros dos falsos, tendo a participação crucial de Mabillon, que fundou as bases da arte crítica dos documentos. Com o aporte teórico e metodológico da Diplomática à Arquivística, nasce a Diplomática Contemporânea, a partir dos estudos da italiana Paola Carucci. Com base no tema, analise as afirmações abaixo:
1. Luciana Duranti, segundo Tognoli (2014), é a primeira autora que trata exaustivamente da aplicação da diplomática aos documentos contemporâneos e toda a sua contribuição à arquivística.
2. Assim como a Arquivística, Tognoli (2014) afirma que a Diplomática propõe a observação do contexto de criação dos documentos, com base em uma análise da parte para o todo.
3. Para a Diplomática Contemporânea, segundo Tognoli (2014), o estudo da unidade arquivística elementar possibilita a compreensão de todo o seu complexo, identificando as relações que mantém com os outros do mesmo fundo.
4. Carucci, segundo Tognoli (2014), procura demonstrar que o estudo da forma documental se justifica exclusivamente para verificar o seu contexto de produção.
5. São exemplos de elementos extrínsecos dos documentos o assunto e as fórmulas finais.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
- A 03.
- B 04.
- C 05.
- D 07.
- E 09.