Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT) - Psicologia (2019) Questão 19

Uma das atribuições do psicólogo que atua no contexto jurídico e forense é a realização de perícia psicológica, ou seja, o papel de perito. Levando em consideração tal atuação, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de perícia psicológica.

  • A Compreende a avaliação multidinâmica, ou seja, de aspectos psicológicos, médicos e legais diante de questionamentos judiciais, indicando as melhores decisões do caso em tela.
  • B Verificar e esclarecer os fatos, por meio de avaliação psicológica e/ou neuropsicológica, analisando e sentenciando as causas motivadoras do mesmo e indicando as decisões necessárias para os esclarecimentos da lide.
  • C Considerada uma avaliação psicológica e/ou neuropsicológica, por meio de métodos e técnicas, com a finalidade de subsidiar ação judicial, ou seja, de auxiliar no esclarecimento de fatos técnicos toda vez que dúvidas relativas à “saúde” psicológica das partes envolvidas no processo se instalarem.
  • D Elaboração de protocolos de avaliação psicológica e neuropsicológica individuais, na presença de advogados e autoridades judiciais, com intuito de indicar os conteúdos psicológicos, psiquiátricos, e sociais do(s) sujeito(s) avaliado(s).

Encontre mais questões

Voltar