Em uma creche com crianças de 0 a 3 anos, durante a refeição, uma criança de 2 anos começa a engasgar de forma grave: leva as mãos à garganta, não chora, não tosse e apresenta coloração azulada no rosto. A situação exige ação imediata e precisa por parte da equipe, com base em noções de primeiros socorros.
Considerando os procedimentos recomendados em casos de engasgo infantil, qual a sequência de condutas seguras e eficazes a serem aplicada?
- A Tentar retirar o alimento com o dedo (se visível), virar a criança de cabeça para baixo e aplicar batidas nas costas, acionando os pais para levarem ao pronto-socorro.
- B Iniciar manobra de desobstrução (Heimlich adaptada), pedir a um colega que acione emergência e a coordenação, e, se houver perda de consciência, iniciar compressões/ventilações.
- C Iniciar manobra de desobstrução focando unicamente na criança, sem acionar outros profissionais ou emergência até a respiração normalizada.
- D Observar por segundos se a criança consegue tossir ou respirar e só então chamar a coordenação para decidir sobre acionar o serviço de emergência.