Questão 3 Comentada - Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia (SEPOG - RO) - Técnico - FGV (2017)

TEXTO I.


Temos uma notícia triste: o coração não é o órgão do amor! Ao contrário do que dizem, não é ali que moram os sentimentos. Puxa, para que serve ele, afinal? Calma, não jogue o coração para escanteio, ele é superimportante. “É um órgão vital. É dele a função de bombear sangue para todas as células de nosso corpo”, explica Sérgio Jardim, cardiologista do Hospital do Coração.

O coração é um músculo oco, por onde passa o sangue, e tem dois sistemas de bombeamento independentes. Com essas “bombas” ele recebe o sangue das veias e lança para as artérias. Para isso contrai e relaxa, diminuindo e aumentando de tamanho. E o que tem a ver com o amor? “Ele realmente bate mais rápido quando uma pessoa está apaixonada. O corpo libera adrenalina, aumentando os batimentos cardíacos e a pressão arterial”.

(O Estado de São Paulo, 09/06/2012, caderno suplementar, p. 6)



Temos uma notícia triste: o coração não é o órgão do amor.”


Nesse caso, o emprego dos dois pontos se justifica porque

  • A se esclarece a seguir o sentido de palavras anteriores.
  • B é explicada uma afirmação precedente.
  • C se mostra a conclusão de um raciocínio.
  • D se explicita o termo “notícia triste”.
  • E se retifica um erro cometido.