Questão 32 Comentada - SEDUC-SP - Professor de Educação Básica II – História - VUNESP (2025)

Leia o texto a seguir:

Não está claro em que momento os velhos impérios compreenderam que a Era dos Impérios acabara definitivamente. Sem dúvida, em retrospecto, a tentativa da Grã-Bretanha e da França de reafirmar-se como potências imperiais globais na aventura de Suez em 1956 parece mais condenada ao insucesso do que parecia aos governos de Londres e Paris.

(Eric J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado)

Em 1956, França e Grã-Bretanha

  • A planejaram, junto com Israel, uma operação militar para derrubar o governo nacionalista e revolucionário de Nasser, no Egito.
  • B se voltaram contra o Egito, apoiado pela União Soviética, na tentativa de impedir a posse de um governo de esquerda anti-imperialista.
  • C atacaram o Egito com o objetivo de manter a partilha da África entre as potências imperialistas, buscando frear as lutas de libertação nacional.
  • D entraram em guerra com o Egito em função do apoio do país à causa palestina, o que causava desconforto nas potências europeias.
  • E lutaram contra a independência do Egito, recém-conquistada em relação à Grã-Bretanha, e sua política de nacionalização das multinacionais.