As boas práticas de manejo devem ser adotadas na piscicultura visando à prevenção da ocorrência de doenças no sistema, além de manter os níveis controlados das enfermidades já existentes. Em relação ao manejo sanitário e às medidas de prevenção de doenças nos viveiros de piscicultura, assinale a alternativa correta.
- A O abastecimento dos viveiros de piscicultura pode ser realizado de forma conjunta, havendo a comunicação entre os viveiros. A troca de água entre viveiros pode otimizar o uso dos recursos hídricos sem comprometer a qualidade da água ou acarretar em riscos de doenças.
- B Para evitar que doenças ocorridas em lotes anteriores infectem lotes atuais, é recomendado adotar o sistema todos dentro, todos fora. Nesse sistema, os peixes são colocados no viveiro de uma única vez e, após o período de produção, são retirados todos juntos, de uma única vez.
- C A água que sai de um viveiro apresentando baixo teor de oxigênio dissolvido e taxas elevadas de amônia e nitrito pode ser diretamente reutilizada em outros viveiros, desde que a vazão seja adequada, uma vez que os peixes são resistentes a variações temporárias de qualidade da água.
- D A transparência é um parâmetro utilizado em viveiros com alta renovação de água para medir a população ideal de matéria orgânica visando à alimentação dos peixes e à oxigenação da água. A faixa de transparência deve estar entre 80 e 90 cm.
- E O monitoramento do nível de amônia tóxica deve ser obrigatoriamente realizado apenas em sistemas com alta densidade de peixes, mensalmente. Kits colorimétricos são insuficientes para a análise de amônia, sendo recomendados apenas equipamentos digitais de alta precisão.