De acordo com diferentes diretrizes clínicas (por exemplo, a Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments – CANMAT), para o tratamento de transtorno depressivo maior, a primeira linha de tratamento são os medicamentos antidepressivos (por exemplo: inibidores seletivos de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina-norepinefrina) e psicoterapia (como a terapia cognitiva comportamental).
Quando há falha de resposta diante de um tratamento adequado em termos da escolha da medicação, dose e tempo de uso, qual alternativa corresponde corretamente à próxima estratégia a ser utilizada?
- A Aumentar a dose do antidepressivo usado inicialmente, mesmo que já tenha atingido a dose máxima recomendada.
- B Combinar dois medicamentos de diferentes classes antidepressivas ou adicionar um antipsicótico atípico como adjuvante.
- C Continuar o tratamento com os mesmos antidepressivos, mas alternando os horários ou a via de administração
- D Implementar estratégias de estimulação cerebral, como estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) ou eletroconvulsoterapia (ECT).
- E Suspender todos os tratamentos farmacológicos e intensificar a psicoterapia associada com meditação e exercícios físicos.