Questão 33 Comentada - Prefeitura de Tangará da Serra-2 - Engenheiro Sanitarista - FUNDATEC (2025)

O ciclo do nitrogênio amoniacal desempenha um papel essencial no tratamento de esgoto, especialmente na remoção de compostos nitrogenados. Sobre o ciclo do nitrogênio amoniacal e sua relação com as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), assinale a alternativa correta.

  • A A amônia é um composto altamente tóxico, e sua remoção em ETEs é fundamental, sendo o processo de nitrificação realizado por bactérias nitrificantes em ambiente aeróbico.
  • B A nitrificação é um processo anaeróbico que converte amônia em nitrato, sendo a primeira etapa do ciclo do nitrogênio.
  • C A desnitrificação é o processo que transforma nitrato em nitrogênio gasoso, contribuindo para a remoção de nitrogênio do efluente, e ocorre em condições aeróbicas.
  • D O ciclo do nitrogênio amoniacal não é relevante para a qualidade do efluente tratado, pois os compostos nitrogenados não afetam a água receptora.