Em certo espectrofotômetro capaz de emitir luz em 280 nm, o feixe atravessa uma cubeta percorrendo um caminho óptico de 1 cm e chega a um detector. A cubeta contém 3 mL de uma solução aquosa de proteínas na concentração de 0,1 g/L, sem outros componentes. A absorvância lida nessas condições foi de 0,5.
Com base nessa situação hipotética, se a referida solução fosse
- A preparada na concentração de 0,05 g/L e fossem mantidas as demais condições, a transmitância obtida seria menor do que a transmitância obtida com a concentração de 0,1 g/L.
- B transferida para uma cubeta com um caminho óptico de 0,5 cm e fossem mantidas as demais condições, a absorvância obtida ficaria inalterada.
- C substituída por uma solução das mesmas proteínas na concentração de 0,2 g/L e fossem mantidas as demais condições, a absorvância passaria a ser de 1,0.
- D substituída por uma solução de nucleotídeos, preparada na mesma concentração e no mesmo volume total, e fossem mantidas as demais condições, a absorvância ficaria inalterada.
- E substituída por uma solução das mesmas proteínas na concentração de 0,05 g/L de mesmo volume e o comprimento de onda fosse ajustado para 560 nm, a absorvância passaria a ser de 1,0.