Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de Ciências da Natureza de uma escola pública estadual propõe que as disciplinas contribuam para tratar do tema “Diferenciação Sexual Humana” com estudantes do Ensino Médio. Com base na BNCC e no conhecimento científico atual, a coordenação pedagógica solicita ao professor de Biologia que elabore uma sequência didática de, no mínimo, três aulas, de modo a que os conteúdos da Biologia possam se articular com temas transversais como identidade de gênero, respeito às diferenças e saúde reprodutiva.
Com base na situação descrita, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta para atender estes objetivos:
- A A sequência didática deve evitar abordar conteúdos sobre genética e embriologia, pois são considerados de alta complexidade para o nível de ensino, devendo priorizar apenas os aspectos fisiológicos e comportamentais da puberdade.
- B A proposta pedagógica deve articular os conteúdos de embriologia (desenvolvimento gonadal), genética (cromossomos sexuais e mutações), sistema endócrino (papel dos hormônios sexuais) e puberdade, promovendo uma visão integrada dos fatores biológicos envolvidos na diferenciação sexual.
- C A avaliação deve se restringir a testes objetivos sobre os conteúdos de anatomia e fisiologia do sistema reprodutor, evitando temas subjetivos que envolvam identidade de gênero e diversidade sexual.
- D A sequência didática deve ser construída exclusivamente em torno de metodologias expositivas e transmissivas, garantindo que o conteúdo seja corretamente absorvido sem margem para interpretações alternativas.
- E A abordagem da diferenciação sexual humana deve ser centrada exclusivamente na biologia reprodutiva normativa, evitando discussões sobre diversidade sexual ou variações do desenvolvimento sexual, a fim de respeitar valores culturais e evitar conflitos com as famílias dos estudantes.