Questões de Hereditariedade e diversidade da vida (Biologia)

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Todos os seres vivos, como os humanos, os animais, as plantas e até os micróbios precisam dos mesmos nutrientes para viver, principalmente de nitrogênio e fósforo. Entender como funcionam os ciclos desses nutrientes pelo ecossistema é essencial para compreender por que os ecossistemas funcionam do jeito que eles funcionam. Umas das perguntas que temos feito é se a diversidade de organismos, como plantas e insetos, está relacionada a esses ciclos de nutrientes. Quando comunidades de plantas são compostas por muitas espécies diferentes, elas parecem fazer um uso melhor dos nutrientes disponíveis no solo do que as comunidades de plantas que são compostas por uma ou por poucas espécies. A biodiversidade vegetal é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, pois as plantas exercem diversas funções ecológicas.

Sobre a biodiversidade de plantas, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A maior biodiversidade de plantas encontra-se nas regiões polares, devido à baixa competição por luz.
  • B Plantas desempenham papel secundário na manutenção dos ciclos biogeoquímicos, sendo mais importantes para a estética dos ecossistemas.
  • C A diversidade de plantas é influenciada por fatores como clima, tipo de solo e disponibilidade de água.
  • D Todas as plantas realizam fotossíntese da mesma maneira, independentemente do ambiente em que vivem.
  • E A perda de biodiversidade vegetal tem pouca relação com as atividades humanas, sendo causada principalmente por fatores naturais.

Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de Ciências da Natureza de uma escola pública estadual propõe que as disciplinas contribuam para tratar do tema “Diferenciação Sexual Humana” com estudantes do Ensino Médio. Com base na BNCC e no conhecimento científico atual, a coordenação pedagógica solicita ao professor de Biologia que elabore uma sequência didática de, no mínimo, três aulas, de modo a que os conteúdos da Biologia possam se articular com temas transversais como identidade de gênero, respeito às diferenças e saúde reprodutiva.

Com base na situação descrita, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta para atender estes objetivos:

  • A A sequência didática deve evitar abordar conteúdos sobre genética e embriologia, pois são considerados de alta complexidade para o nível de ensino, devendo priorizar apenas os aspectos fisiológicos e comportamentais da puberdade.
  • B A proposta pedagógica deve articular os conteúdos de embriologia (desenvolvimento gonadal), genética (cromossomos sexuais e mutações), sistema endócrino (papel dos hormônios sexuais) e puberdade, promovendo uma visão integrada dos fatores biológicos envolvidos na diferenciação sexual.
  • C A avaliação deve se restringir a testes objetivos sobre os conteúdos de anatomia e fisiologia do sistema reprodutor, evitando temas subjetivos que envolvam identidade de gênero e diversidade sexual.
  • D A sequência didática deve ser construída exclusivamente em torno de metodologias expositivas e transmissivas, garantindo que o conteúdo seja corretamente absorvido sem margem para interpretações alternativas.
  • E A abordagem da diferenciação sexual humana deve ser centrada exclusivamente na biologia reprodutiva normativa, evitando discussões sobre diversidade sexual ou variações do desenvolvimento sexual, a fim de respeitar valores culturais e evitar conflitos com as famílias dos estudantes.

Analise as duas asserções a seguir:

Na espécie humana, existem diferentes fatores que participam da diferenciação sexual e a influenciam, como síndromes cromossômicas (Turner, XO; Klinnefelter, XXY; entre outras) e hermafroditismo (ocorrência de ambos os sexos funcionais no mesmo indivíduo)

PORQUE

A diferenciação sexual humana inicia-se a partir da sétima semana de gestação sob a influência do sexo cromossômico e da ativação de genes sexuais como o SRY (Sex-determining Region Y).

Assinale a alternativa que avalia corretamente as duas asserções.

  • A As asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B As asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • C A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • D A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E As duas asserções são falsas.

Nos glóbulos vermelhos do sangue pode ocorrer um antígeno denominado fator Rh. Esse fator é codificado por um par de genes, R e r, localizado em cromossomos autossomos. O indivíduo que recebe, pelo menos, um gene R produz o antígeno e é chamado de Rh+. O indivíduo rr não produz o antígeno e é chamado de Rh–. O fator Rh pode provocar a eritroblastose fetal, ou doença hemolítica do recém-nascido, que se caracteriza pela destruição das hemácias do feto ou do recém-nascido e pode levar à morte.

O heredograma a seguir mostra uma família em que essa doença foi verificada (símbolos preenchidos em escuro):

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)

Considerando as informações do texto e do heredograma, verifica-se que o indivíduo

  • A I-1 apresenta o genótipo rr.
  • B II-2 apresenta o fenótipo Rh–.
  • C II-3 apresenta o genótipo Rr.
  • D II-4 apresenta o fenótipo Rh–.
  • E III-2 apresenta o fenótipo RH+.

As generalizações e a busca por princípios gerais são atalhos que muitas vezes trazem conceitos errados para os estudantes e que são de difícil correção. Durante uma aula de genética, o professor Ricardo coletou as seguintes afirmações dos estudantes enquanto eles analisavam um heredograma em busca de determinar o padrão de herança:

-Bianca: “Características determinadas por alelos recessivos são sempre raras e pulam gerações”.
-Eduardo: “Todas as filhas e nenhum dos filhos de um indivíduo do sexo masculino portador de uma doença dominante ligada ao cromossomo X serão doentes caso a mãe não tenha a doença.
- Sara: Os alelos dominantes bloqueiam a expressão gênica de alelos recessivos em um indivíduo heterozigoto.

Estão corretos:

  • A Bianca e Eduardo.
  • B Bianca e Sara.
  • C Eduardo e Sara.
  • D somente Bianca.
  • E somente Eduardo.