Questão 38 Comentada - Prefeitura de Nazarezinho-2 - Enfermeiro - CPCON (2025)

Paciente de 40 anos, vítima de acidente automobilístico, foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com diagnóstico de choque neurogênico. Ao exame físico, apresentou PA: 80/40 mmHg, FC: 45 bpm, pele quente e seca, e ausência de resposta motora abaixo do nível da lesão.
Com base no caso descrito, identifique a alternativa CORRETA sobre os cuidados de enfermagem no manejo de pacientes com choque neurogênico em UTI.

  • A No choque neurogênico, a principal intervenção de enfermagem é a administração de volume de forma abundante, com a finalidade de aumentar o volume circulante, visto que o choque é causado por hipovolemia severa.
  • B Na bradicardia observada no paciente esperada em casos de choque neurogênico, a enfermagem deve estar preparada para administrar medicações, como a atropina, para corrigir a frequência cardíaca.
  • C É recomendada a elevação da cabeceira a 45 graus para promover a perfusão cerebral adequada e prevenir complicações associadas à hipotensão no choque neurogênico.
  • D A hipertermina é uma complicação frequente em pacientes com choque neurogênico, e a equipe de enfermagem deve adotar medidas para o controle da temperatura corporal, como cobertores térmicos e aquecedores externos.
  • E A hipertermia e a hipovolemia devem ter atenção especial pela enfermagem, já que são comuns na clínica do choque. O enfermeiro deve sempre promover volume ao paciente e controle da temperatura corporal.