Questão 6 Comentada - Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) - Aspirante da Polícia Militar - VUNESP (2015)

O grupo extremista islâmico autodenominado “Estado Islâ­ mico" (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico no norte do Iraque, segundo fontes curdas. No início desta semana, militantes do grupo haviam começado a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio, situada no norte da Mesopotâmia e fundada no século 13 a.C..

(UOL, 7 mar.15. Disponível em: Adaptado)




Em relação à cidade citada no trecho, é correto afirmar que ficava localizada em uma região

  • A desértica, sem muitos recursos e sem a possibilidade de cultivar alimentos, o que fez do lugar um sítio bastante inóspito e com uma ocupação sempre muito instável e irregular.
  • B bem próxima ao vale do rio Nilo, o que favorecia o cultivo de alimentos nas terras férteis da várzea do rio, tendo possibilitado o contato com os egípcios e o processo de sedentarização.
  • C pouco propícia à sedentarização, o que levava os seus habitantes a estabelecerem trocas comerciais em busca de alimentos, além de conviverem com a dificuldade de produzir objetos de cerâmica.
  • D banhada por dois importantes rios, o Tigre e o Eufrates, em torno dos quais surgiram os primeiros agrupamentos humanos que dominaram a técnica da escrita de que se tem notícia
  • E que oferecia água corrente em abundância, sem que se fizessem necessárias obras hidráulicas, o que favoreceu o desenvolvimento de uma sociedade complexa e institucionalizada.

Gabarito comentado da Questão 6 - Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) - Aspirante da Polícia Militar - VUNESP (2015)

Segundo o texto, a cidade de Nimrud está localizada no norte da Mesopotâmia, região cujo nome significa "terra entre rios" em grego, devido à sua posição geográfica entre os rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque. A Mesopotâmia foi o berço de importantes civilizações antigas, como os assírios, babilônios e sumérios. Estes últimos foram responsáveis pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme por volta de 4000 a.C. A resposta correta é a letra D.

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium