Questões de Braille

Limpar Busca

A respeito da produção de textos em braile, analise as assertivas abaixo:



I. A adaptação do texto para o braile pode ser feita por qualquer profissional, sem necessidade de experiência, desde que mantenha a fidelidade ao conteúdo original.


II. Os profissionais responsáveis pela diagramação e transcrição não precisam dominar o sistema braile, pois existem softwares específicos para essa função.


III. A revisão dos textos em braile deve ser realizada apenas por profissionais cegos, sem a necessidade de assistentes videntes.


IV. A impressão em braile pode ser feita diretamente no papel ou por meio de clichês metálicos, sendo que cada método tem suas próprias vantagens.


V. A participação de um profissional cego é essencial na avaliação do efeito tátil da apresentação da escrita em braile.



Quais estão INCORRETAS?


  • A Apenas I, II e III.
  • B Apensa I, III e IV.
  • C Apenas I, III e V.
  • D Apenas II, IV e V.
  • E I, II, III, IV e V.

Utilizando como padrão os pontos “123456” para cela braile cheia e “0” para cela vazia, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes sinais de pontuação e outros sinais às suas respectivas representações em braile.

Coluna 1
1. : - ? - $
2. ! - . *
3. ; - - -,

Coluna 2
( ) (235) (36) (3) (36) (35)
( ) (23) (36) (3636) (36) (2)
( ) (25) (36) (26) (36) (56)

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 - 2 - 3.
  • B 3 - 2 - 1.
  • C 2 - 3 - 1.
  • D 1 - 3 - 2.
  • E 3 - 1 - 2.

Conforme o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual” (2007), são sinais ou sintomas físicos característicos e condutas frequentes de alunos com baixa visão os abaixo citados, EXCETO:

  • A Inclinação da cabeça para enxergar.
  • B Intolerância à luz.
  • C Hábito de esfregar os olhos.
  • D Preferência por ambientes muito iluminados.
  • E Tropeçar ou esbarrar em móveis com frequência.

De acordo com Sampaio et al (2010), para alunos com baixa visão, o aumento da quantidade de imagens no material didático é um obstáculo que precisa ser enfrentado pelo professor, que deverá encontrar formas de torná-la acessível.

Com base nesses autores, para que o livro se torne acessível, tem-se como sugestão:

  • A os tons pastéis podem ser usados nas ilustrações e estas podem ter detalhes, se o papel tiver brilho, e devem ser explicadas oralmente ao aluno.
  • B não substituir com texto escrito as imagens consideradas sem contexto e evitar textos explicativos dessas imagens, pois nem todas devem ser descritas.
  • C as imagens podem conter mais de um elemento, desde que estejam em dois planos ou em terceira dimensão para funcionar como noção de perspectiva.
  • D cada ilustração deve conter apenas um elemento significativo do texto, que não deve ser repetido em outras páginas a fim de evitar fadiga visual e desinteresse.
  • E usar papel com brilho e cores contrastantes saturadas nas imagens, que podem ser em dois planos para realçá-las e diferenciá-las do texto escrito.

Qual das alternativas a seguir apresenta a transcrição correta para o braile da palavra “Inclusão”?

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas