Questão 43 Comentada - Prefeitura de Boa Vista-2 - Analista Especialidade: Enfermeiro do Trabalho - CESPE/CEBRASPE (2025)

Assinale a opção correta no que se refere às vacinas recomendadas para a prevenção de doenças infecciosas relacionadas ao risco ocupacional para o trabalhador e(ou) sua clientela.

  • A Atualmente o único grupo prioritário a ser imunizado pela vacina contra a covid-19 é o de profissionais de saúde.
  • B Aos profissionais que lidam com dejetos, águas contaminadas e coletas de lixo, indicam-se as vacinas contra hepatite A, B ou A e B, sendo a vacina isolada contra hepatite A a única administrada em duas doses no esquema 0-6 meses.
  • C A vacina contra raiva é indicada, em caso de pré-exposição à doença, em três doses no esquema 0-7-14 a 21 dias.
  • D A dose de reforço da vacina contra febre amarela só é indicada a profissionais que viajam muito.
  • E Recomenda-se aos profissionais de saúde, militares, bombeiros e policiais com esquema vacinal completo a terceira dose de rotina da vacina tríplice viral.

Gabarito comentado da Questão 43 - Prefeitura de Boa Vista-2 - Analista Especialidade: Enfermeiro do Trabalho - CESPE/CEBRASPE (2025)

Análise Técnica das Alternativas: A) INCORRETA. Em 2025, conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 vão além dos profissionais de saúde, incluindo, por exemplo, idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e outros grupos definidos por critérios epidemiológicos. B) CORRETA. A afirmação está tecnicamente precisa. Profissionais expostos a dejetos e águas contaminadas têm risco aumentado para hepatites virais. A vacina contra hepat...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium