Leia o texto.
Fome e subdesenvolvimento
A fome é, de longe, o sintoma mais grave e mais geral do subdesenvolvimento. Resulta de todo um conjunto de causas e provoca toda uma gama de consequências. Sendo a alimentação a necessidade primeira do homem e a busca da alimentação tendo sido, durante milênios, uma preocupação quase obsessiva, a fome é, entre as características do subdesenvolvimento, aquela que mais profundamente choca a opinião dos países ricos. É a manifestação mais flagrante da miséria, a expressão das privações que não é possível eludir: admite-se que os homens fiquem nus (é, diz-se, “a tradição”), que se alojem em cabanas (à primeira vista é “pitoresco”), que sejam doentios (não existe a doença nos países desenvolvidos?), que não tenham trabalho (“certamente não gostam de se cansar”), etc., mas não é possível admitir a fome. Sua denúncia é, de fato, o único meio de levar a opinião pública dos países desenvolvidos a tomar consciência dos problemas do subdesenvolvimento. (…)
Yves Lacoste. Geografia do subdesenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.
- A O segundo período do texto mantém, de forma subentendida, o mesmo sujeito da primeira frase e se constitui em um período formado por duas orações coordenadas entre si. A segunda delas é uma oração coordenada aditiva.
- B Em: “Admite-se que os homens fiquem nus”, a oração sublinhada é subordinada substantiva objetiva indireta.
- C Em: “Admite-se que sejam doentios”, a palavra sublinhada exerce a função sintática de predicativo do objeto e qualifica uma condição humana de subdesenvolvimento.
- D Em: “É necessário a intervenção imediata do mundo para resolver o problema da fome” a concordância nominal está correta.
- E As vírgulas empregadas na expressão sublinhada no texto justificam-se pela necessidade de se dar ênfase à ação descrita, o que caracteriza a expressão como termo integrante da oração.