O planejamento a ser implementado em uma biblioteca deve
- A avaliar o espaço destinado para o crescimento do acervo, de usuários e de funcionários, garantindo que seja estruturado de forma rígida e uniforme para as necessidades do trabalho bibliotecário.
- B realizar diagnósticos organizacionais com foco exclusivo nos pontos fortes, buscando indicadores qualitativos positivos que permitam mostrar a eficiência dos serviços.
- C prever o oferecimento de programas de treinamento para maximizar o uso da biblioteca e a implementação de serviços de referência e comutação bibliográfica para atender demandas informacionais.
- D estabelecer objetivos gerais e específicos em consonância à missão da área de conhecimento pertinente, definindo metas mensuráveis cuja temporalidade não necessita ser previamente delimitada.
- E evitar investir em treinamento e capacitação contínua dos funcionários e a participação da equipe no planejamento e na execução de projetos para reduzir os custos operacionais.