TEXTO 1
A CRIAÇÃO DO MUNDO
(Revista e diminuída)
E no princípio era o verbo
depois o advérbio e o composto
veio então a raiz quadrada
povoar de teoremas as águas
do cérebro
como toda ciência – e muita, mas
muita paciência – criou
toda matéria que há
separando a geografia o
mar da terra
lá pela hora do recreio
veio a arte e a história
dar seus palpites
e foi depois da sétima aula
que o Professor descansou
não sem antes passar dois
mil anos de lição de casa
para que todos aprendessem
um pouco de tudo que há no mundo
e não levasse bomba no fim do ano.
(Ulisses Tavares, Viva a poesia, 1997, p. 48).
TEXTO 2
O melhor de Calvin Bill Watterson
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 nov. 2008.
Leia o excerto a seguir.
“[...] lá pela hora do recreio veio a arte e a história dar seus palpites [...]”.
5. Tendo em vista o tipo textual e a informalidade linguística do Texto I, tal excerto poderia ser reescrito, de acordo com a norma culta da língua portuguesa e sem mudança de sentido, da seguinte forma:
“[...] lá pela hora do recreio veio a arte e a história dar seus palpites [...]”.
5. Tendo em vista o tipo textual e a informalidade linguística do Texto I, tal excerto poderia ser reescrito, de acordo com a norma culta da língua portuguesa e sem mudança de sentido, da seguinte forma:
- A Na hora do recreio, a arte e a história veio opinar.
- B Lá pela hora do recreio veio a arte e a história, dar seus palpites.
- C Lá, pela hora do recreio, vieram opinar, a arte e a história.
- D A arte e a história vieram opinar próximo ao horário do recreio.
- E A arte e a história vieram dar seus palpites, lá, perto da hora do recreio.