Segundo Dagnino, Olvera e Panfichi (2006), no texto "Para uma outra leitura da disputa pela construção democrática na América Latina", o debate sobre a heterogeneidade da sociedade civil descreve a diferenciação existente na sociedade civil em termos de atores sociais, trajetórias e formas de ação, construção identitária e projetos políticos. A respeito disso, assinale a alternativa correta:
- A A sociedade civil na América Latina é dominada por um único grupo social, que controla todas as formas de mobilização popular e define o projeto político vigente.
- B A sociedade civil na América Latina é homogênea, composta por grupos com interesses e objetivos semelhantes, cujas práticas e projetos estão sempre alinhados com o Estado democrático de direito.
- C A diversidade de grupos na sociedade civil latino-americana enfraquece sua capacidade de influenciar as políticas públicas e a democratização.
- D A heterogeneidade da sociedade civil é uma expressão da pluralidade política, social e cultural, manifestando-se em diferentes projetos políticos, que frequentemente entram em disputa no processo de construção democrática.
- E A heterogeneidade da sociedade civil na América Latina não tem impacto significativo sobre o processo de construção democrática, pois todas as organizações da sociedade civil atuam de maneira virtuosa e emancipatória.