Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação Especial (2020) Questão 13

Leia o texto para responder à questão.

Esforço integral

Há consenso de que manter alunos por mais horas no colégio traz ganhos positivos. O tempo extra pode ser empregado para projetos interdisciplinares, aulas de reforço ou atendimento individual daqueles estudantes que se atrasam.
O Plano Nacional de Educação prevê que pelo menos 25% dos estudantes tenham carga de sete horas diárias até 2024. No estado mais desenvolvido da Federação, a proporção se encontra em 6%.
Preocupante é o efeito multiplicador da desigualdade em alguns locais. Se a introdução do sistema implica acabar com o período noturno, estudantes que precisam trabalhar se veem forçados a procurar outro estabelecimento, que pode ficar longe da moradia ou do emprego, favorecendo a evasão.
Há que aprender com os percalços da experiência e, em particular, atentar para a implementação da medida onde ela foi bem-sucedida. Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco, que alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.
O estado conta com 57% de matrículas em escolas de período integral no ensino médio. A introdução em larga escala, segundo a Secretaria de Educação, mostrou-se decisiva para evitar o surgimento de ilhas de excelência e privilégio.
A adoção se fez de maneira paulatina, começando pela primeira série de uma nova turma. Isso evitou que estudantes empregados da segunda e da terceira série precisassem buscar outra escola.
Cabe ao governo paulista corrigir o rumo do período integral. A resistência não se afigura insuperável, e o benefício esperado justifica o esforço adicional para prosseguir na direção correta.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 31.10.2016. Adaptado)



Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de pontuação.

  • A A rede estadual de ensino médio de Pernambuco, alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.
  • B A proporção dos alunos, com carga de sete horas diárias em São Paulo encontra-se em 6%, menos do que o previsto, pelo Plano Nacional de Educação.
  • C Em Pernambuco, 57% das matrículas no ensino médio são em período integral; em São Paulo esse índice está ainda, distante do previsto, para 2024.
  • D A rede estadual de ensino médio de Pernambuco – onde a implementação do período integral foi bem-sucedida – introduziu, o novo sistema, paulatinamente.
  • E O sistema de período integral implica acabar com o período noturno; muitos alunos, por sua vez, precisam trabalhar, e outra escola pode ficar longe.

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