Questão 13 Comentada - Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação Especial - VUNESP (2020)

Leia o texto para responder à questão.

Esforço integral

Há consenso de que manter alunos por mais horas no colégio traz ganhos positivos. O tempo extra pode ser empregado para projetos interdisciplinares, aulas de reforço ou atendimento individual daqueles estudantes que se atrasam.
O Plano Nacional de Educação prevê que pelo menos 25% dos estudantes tenham carga de sete horas diárias até 2024. No estado mais desenvolvido da Federação, a proporção se encontra em 6%.
Preocupante é o efeito multiplicador da desigualdade em alguns locais. Se a introdução do sistema implica acabar com o período noturno, estudantes que precisam trabalhar se veem forçados a procurar outro estabelecimento, que pode ficar longe da moradia ou do emprego, favorecendo a evasão.
Há que aprender com os percalços da experiência e, em particular, atentar para a implementação da medida onde ela foi bem-sucedida. Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco, que alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.
O estado conta com 57% de matrículas em escolas de período integral no ensino médio. A introdução em larga escala, segundo a Secretaria de Educação, mostrou-se decisiva para evitar o surgimento de ilhas de excelência e privilégio.
A adoção se fez de maneira paulatina, começando pela primeira série de uma nova turma. Isso evitou que estudantes empregados da segunda e da terceira série precisassem buscar outra escola.
Cabe ao governo paulista corrigir o rumo do período integral. A resistência não se afigura insuperável, e o benefício esperado justifica o esforço adicional para prosseguir na direção correta.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 31.10.2016. Adaptado)



Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de pontuação.

  • A A rede estadual de ensino médio de Pernambuco, alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.
  • B A proporção dos alunos, com carga de sete horas diárias em São Paulo encontra-se em 6%, menos do que o previsto, pelo Plano Nacional de Educação.
  • C Em Pernambuco, 57% das matrículas no ensino médio são em período integral; em São Paulo esse índice está ainda, distante do previsto, para 2024.
  • D A rede estadual de ensino médio de Pernambuco – onde a implementação do período integral foi bem-sucedida – introduziu, o novo sistema, paulatinamente.
  • E O sistema de período integral implica acabar com o período noturno; muitos alunos, por sua vez, precisam trabalhar, e outra escola pode ficar longe.

Gabarito comentado da Questão 13 - Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação Especial - VUNESP (2020)

A análise da questão sobre pontuação é a seguinte:

A) INCORRETA – A alternativa erra ao afirmar que não se separa sujeito de predicado, salvo se houver uma palavra ou frase intercalada. A pontuação está correta, mas a justificativa está incompleta.

B) INCORRETA – A frase “com carga de sete horas diárias em São Paulo" é intercalada, e a vírgula após ela é necessária. O emprego da segunda vírgula está inadequado, pois não se separa verbo do agente da passiva, “pelo Plano Nacional de Educação" é o agente da passiva. A pontuação está incorreta.

C) INCORRETA – Faltou vírgula depois de “em São Paulo" por ser uma locução adverbial de longa extensão deslocada. Em “distante do previsto" não pode estar entre vírgulas porque é complemento do verbo “estar" e não se separa verbo de complemento; a expressão “para 2024" é complemento do adjetivo “previsto" e não se separa nome de complemento. O ponto e vírgula foi empregado adequadamente por separar duas orações coordenadas em que uma delas já tem uma vírgula no seu interior. A pontuação está incorreta.

D) INCORRETA – A primeira vírgula foi usada inadequadamente, pois não se separa verbo de complemento. A vírgula separando o advérbio “paulatinamente" é facultativa, usada apenas por motivo de ênfase. Os travessões foram usados para separar uma oração subordinada adjetiva explicativa. A pontuação está incorreta.

E) CORRETA – Os sinais de pontuação foram empregados de acordo com a norma-padrão. O ponto e vírgula foi empregado adequadamente por separar duas orações coordenadas em que uma delas já tem uma vírgula no seu interior. Em “por sua vez", as vírgulas foram usadas para separar a locução adverbial de longa extensão deslocada. A vírgula antes da conjunção aditiva “e" foi usada por se tratar de duas orações com sujeitos diferentes. A pontuação está correta.