Questão 34 Comentada - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2022)

A comunicação visual é tão dinâmica quanto a sociedade que a utiliza e deve observar os fatos através de vários pontos de vista, a fim de ter em mãos os instrumentos necessários para encontrar o meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. A escolha de elementos gráficos específicos e sua disposição no “discurso” visual, ou sintaxe visual, depende da aquisição de um vocabulário próprio, analogamente ao processo de aprendizagem da linguagem falada.

Adaptado de PANIZZA, J. F. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. Dissertação de mestrado. São Paulo, USP, 2004

Como destaca Panizza, a comunicação visual depende de uma linguagem visual e de uma sintaxe coerente com seu contexto sociocultural.

Nesse sentido, a formação do publicitário deve possibilitar o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • A domínio técnico, ferramentas atualizadas e apropriação de modelo visual
  • B sensibilidade pictórica, cânones próprios e portfólio com diversidade visual
  • C pensamento visual, repertório plural e compreensão das características dos públicos
  • D estratégia visual, experiência em marketing e letramento em pesquisas de mercado