Questões de Publicidade e Propaganda

Limpar Busca

Em relação à transmissão, registro, armazenagem e recuperação da informação, julgue o item a seguir.


A partir da criação do modelo de prensa de Gutenberg, a tecnologia de impressão ampliou a circulação e o alcance de uma mesma informação.

  • Certo
  • Errado

A realização de campanhas educativas que informem e conscientizem a sociedade sobre os riscos de não respeitar as leis de trânsito é uma importante ferramenta de marketing social.

Assinale a opção que indica a campanha anual, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito.

  • A Maio Amarelo.
  • B Setembro Amarelo.
  • C Maio Branco.
  • D Setembro Branco.
  • E Dezembro Verde.

Em uma etapa de editoração eletrônica, fez-se necessário realizar a imposição, a fim de se definir o número de páginas de uma cartilha, adequar o leiaute ao processo de impressão e adaptar o projeto gráfico. A partir da montagem definiu-se que a cartilha teria um total de trinta e duas páginas e parte dessa imposição é representada pela figura a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considerando o gabarito de imposição apresentada na imagem, é correto afirmar que:

  • A O gabarito de imposição indica que a cartilha será impressa em quatro cadernos de oito páginas, tira/retira, cuja montagem indica lombada quadrada.
  • B O gabarito de imposição indica que a cartilha será impressa em quatro cadernos de oito páginas frente e verso, montagem indicada para lombada canoa.
  • C Ao analisar o gabarito, conclui-se que a cartilha será impressa em dois cadernos de dezesseis páginas, tira/retira, cuja montagem indica lombada quadrada.
  • D Ao analisar o gabarito, é possível concluir que a cartilha será impressa em dois cadernos de dezesseis páginas, frente e verso e a montagem indica lombada quadrada.
  • E O gabarito de imposição indica que a cartilha será impressa em quatro cadernos de oito páginas, tira/retira, em uma montagem indicada para lombada canoa.

Compreender o slogan “Uma escolha natural” como um texto de criação de impacto e valorização da campanha publicitária do Brasil para o mundo, é evidenciar elementos do posicionamento da marca que NÃO contemplam:

  • A Tradição.
  • B Sustentabilidade.
  • C Conexão emocional.
  • D Simplicidade e clareza.
  • E Universalidade e exclusão.

Em um projeto de editoração gráfica e diagramação, “um conceito relevante para os estudos de composição é a usabilidade da tipografia. Ela se refere à facilidade de uso, leitura e mensuração da eficiência de determinada família tipográfica. A usabilidade do Tipo é determinada por três critérios: legibilidade, leiturabilidade e pregnância”.

(Justo. SENAI-SP Editora. Edição do Kindle. Adaptado.)

Sobre a usabilidade em um projeto gráfico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “Legibilidade é a característica que permite que o Tipo seja identificável em relação aos demais caracteres. Diz-se legível o Tipo que possui formas que podem ser rapidamente distinguíveis, ou seja, as letras podem ser rapidamente reconhecidas. A legibilidade pode ser alterada em diagramações, cuja altura do texto é muito pequena. Fatores como a iluminação, a cor e até mesmo o contraste aplicado entre o Tipo e o fundo aplicado podem interferir. A legibilidade tem impacto direto na leituribilidade.”

PORQUE

II. “Alguns projetos gráficos demandam caracteres que são criados para serem vistos e não necessariamente para serem lidos e quanto mais ele é percebido, maior é sua pregnância. Um bloco de texto caixa alta indica que sua intenção principal é ser visto, percebido, logo, sua leituribilidade ficará comprometida, se comparado com o mesmo bloco de texto caixa baixa.”

Assinale a alternativa correta.

  • A As duas asserções são proposições falsas.
  • B A asserção I é uma proposição verdadeira; a II uma proposição falsa.
  • C A asserção I é uma proposição falsa; a II uma proposição verdadeira.
  • D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • E As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.