Questão 2 Comentada - Câmara de Três Barras-2 - Técnico Administrativo - Unesc (2025)

O arquivo é o espaço físico ou eletrônico onde a documentação da administração pública é organizada e mantida, com o objetivo de garantir a sua preservação e o acesso eficiente. Pautado no conceito de arquivo e sua gestão, todas as alternativas são corretas, EXCETO:

  • A A classificação dos documentos em arquivos públicos é feita com base em seu valor administrativo, legal, fiscal ou histórico.
  • B A função principal dos arquivos públicos é apenas a conservação dos documentos, sem a necessidade de garantir o acesso público a eles.
  • C A digitalização dos documentos arquivados é uma prática recomendada para garantir maior segurança e facilitar o acesso aos documentos.
  • D O ciclo de vida dos documentos no arquivo público abrange desde sua criação até sua eliminação, respeitando critérios estabelecidos pela legislação e normativas vigentes.
  • E Arquivos públicos são compostos por documentos que, independentemente de sua natureza, devem ser classificados, organizados e preservados de forma acessível e eficiente.