Questão 5 Comentada - Instituto de Previdência Municipal de Marília - São Paulo (IPREMM) - Médico Perito - VUNESP (2019)

Segundo os dados do Vigitel, que compõe o sistema de vigilância de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, na capital de um dos estados brasileiros, o percentual de homens fumantes vinha decrescendo, de 2006 a 2013. Porém, de 2014 a 2017, houve uma certa estabilização. Assinale a alternativa correta em relação a essas informações e ações de vigilância em saúde.

  • A Essas informações são importantes, mas pouco há o que fazer, pois a diminuição do tabagismo depende da vontade individual de cada pessoa, sem outras interferências.
  • B A vigilância em saúde, nesse caso, deve ser construída essencialmente por meio de restrições legais no tocante aos locais em que o fumo é permitido.
  • C As experiências nos diferentes municípios mostram que apenas o aumento do preço dos cigarros diminui o número de fumantes.
  • D A vigilância em saúde para cada situação deve ser determinada pelo Ministério da Saúde e os estados e municípios devem apenas adequá-la à sua realidade.
  • E É preciso estudar os aspectos que possam ter determinado essa estabilização nos últimos 4 anos e desenvolver programas e ações intersetoriais para o controle do tabagismo.