“É uma surpresa e um alívio, (...): de acordo com o mais recente levantamento internacional feito na área, com dados de 2006, o Brasil é o segundo país, em todo o mundo, que mais investe dinheiro público em educação, como porcentagem sobre o total dos gastos do governo. Fica atrás apenas do México – e, entre os países que ocupam os primeiros quinze lugares da lista, foi o que mais aumentou o seu investimento no setor de 2000 a 2006.”
Considerando o texto acima como reflexão inicial para pensarmos, o motivo do impasse educacional em nosso país atualmente, podemos afirmar que:
- A os níveis de aproveitamento em Matemática e Ciências e outras disciplinas-chave para a capacitação tecnológica estão entre os melhores do mundo.
- B o sistema educacional como um todo está estruturado de forma a atender apenas aos interesses de professores e funcionários, principalmente nas universidades.
- C a resolução do problema passa por uma conjunção de fatores sociais, pedagógicos e econômicos que é facilmente resolvido apenas com recursos financeiros.
- D a resolução do problema educacional passa por uma contínua avaliação dos agentes pedagógicos (professores, alunos, funcionários, etc) e dos resultados alcançados.
- E em virtude de nossa especificidade e o tamanho de nosso país, o volume de recursos financeiros deveria estar muito acima do que está sendo direcionado atualmente.