Questão 54 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) mantém-se como a doença infecciosa aguda de maior impacto médico-social quanto à morbidade e aos custos relacionados ao tratamento. Sobre o diagnóstico radiológico da PAC, analise as afirmativas a seguir.

I. Metade dos casos diagnosticados como PAC inexistem em nosso meio. A maior dificuldade diagnóstica reside na interpretação da radiografia por não especialistas.

II. A classificação em padrões radiológicos (lobar, broncopneumônico e intersticial) é de utilidade quanto à predição do agente causal, sendo possível através dela a distinção de grupos de agentes (bacterianos e não bacterianos).

III. No caso de derrame pleural com altura superior a 5cm, ou no caso de derrame loculado, deve-se considerar a realização de toracocentese para excluir o diagnóstico de empiema ou de derrame parapneumônico complicado.

IV.A presença de cavidade sugere etiologia por anaeróbios, Staphylococcus aureus e eventualmente bacilos gram-negativos. A tuberculose deve ser sempre pesquisada nesses casos.

Estão corretas apenas as afirmativas 

  • A II e III.
  • B II e IV.
  • C I, II e IV.
  • D I, III e IV.