Questão 39 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IF-PI) - Revisor de Texto - FUNRIO (2014)

O texto de Moacyr Luz foi publicado no jornal O Dia, de 04/08/2013:

    Longe de ter a aparência de uma equação em quadro-negro, todo dono de botequim é um mal-humorado. Da mesma tabuada, praticamente uma lei constitucional, para cada bar aberto, um chato. É cota. São as colunas que sustentam esse mundo onde, longe da modernidade, de virtual só o delírio provocado por abstinência ou um trago a menos.

Assinale a alternativa que reescreve o texto original adotando pontuação e organização diferentes, sem comprometer seu conteúdo.

  • A Todo dono de botequim, longe de ter a aparência de uma equação em quadro-negro, é um mal-humorado. Da mesma tabuada, para cada bar aberto, um chato – praticamente uma lei constitucional. É cota. São as colunas que sustentam esse mundo onde, de virtual, longe da modernidade, só o delírio provocado por abstinência ou um trago a menos.
  • B Longe de todo dono de botequim mal-humorado, ter a aparência de uma equação em quadro-negro é a mesma tabuada. Para cada bar aberto, praticamente uma lei constitucional, um chato é cota. As colunas que sustentam esse mundo onde só o delírio provoca por abstinência, longe da modernidade virtual, um trago a menos.
  • C Longe de ter em quadro-negro a equação de uma aparência, todo dono de botequim é um mal-humorado. Da mesma tabuada, praticamente uma lei constitucional, para cada bar aberto, um chato é cota. São as colunas, longe da modernidade, que sustentam esse mundo onde de virtual só o delírio provocado por um trago a menos ou abstinência.
  • D Longe de ter a aparência de todo dono de botequim, um quadro-negro mal-humorado é uma equação. Praticamente da mesma tabuada, uma lei constitucional é cota para cada bar aberto. O que sustenta esse mundo são as colunas onde, longe da modernidade, de virtual só o delírio provocado por um trago a menos ou abstinência.
  • E É um mal-humorado todo dono de botequim, longe de ter a aparência de uma equação em quadro-negro. Da mesma tabuada, praticamente uma lei constitucional, para cada bar aberto, um chato é cota. São as colunas que sustentam esse mundo longe da modernidade, onde de virtual só o delírio provocado por um trago ou abstinência a menos.