Questão 55 do Concurso Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia - São Paulo (PauliPrev - SP) - Enfermeiro (2018)

J. R., 72 anos, sexo masculino, regressou de uma internação por Acidente Vascular Cerebral que o deixou hemiplégico. Está acamado no domicilio e recebe a visita da enfermeira que orienta a cuidadora e familiares sobre posicionamento e a mobilização do paciente no leito. A esse respeito, está correto:

  • A colocar almofadas sob o antebraço em posição supina, mantendo os braços paralelos ao corpo do paciente para reduzir a rotação interna do ombro e extensão do cotovelo.
  • B utilizar travesseiros altos ou vários travesseiros para manter a flexão das vertebras cervicais, promovendo o alinhamento fisiológico da coluna.
  • C manter os membros inferiores em extensão apoiados por rolo de toalha ou almofadas em todas as laterais externas das pernas, facilitando a dorsiflexão dos pés.
  • D apoiar o pé com almofadas macias e em ângulo reto com a perna, reduzindo o risco de contratura em flexão plantar e evitando a estimulação da sola do pé pela superfície dura.
  • E mudar o decúbito com frequência, cuidando para manter os braços sob o corpo do paciente quando colocado em decúbito ventral, reduzindo o risco de luxação da articulação do ombro.