Questão 36 Comentada - Prefeitura de Planaltina do Paraná-2 - Contador - OBJETIVA (2025)

Considerando−se a perícia contábil, analisar os itens.

I. O arbitramento é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito−contador, conferindo− lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.
II. A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova, necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e a legislação específica no que for pertinente.
III. Para a execução da perícia contábil, o perito−contador e o perito−contador assistente devem ater−se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Apenas nos itens I e III.
  • D Apenas nos itens II e III.

Gabarito comentado da Questão 36 - Prefeitura de Planaltina do Paraná-2 - Contador - OBJETIVA (2025)

A alternativa correta é D, pois apenas os itens II e III estão corretos. O item I está incorreto, pois o arbitramento não é o ato de atestar a informação do laudo pericial, mas sim um processo de decisão ou avaliação técnica para resolver divergências. A autenticidade pela fé pública não se aplica ao arbitramento, mas sim à função notarial ou registral. O item II está correto, pois define adequadamente a perícia contábil como um conjunto de procedimentos técnicos e científicos para fornecer...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium