Revisão pelos pares é o exame realizado por auditor independente nos trabalhos de auditoria e executado por outro auditor independente.
Para realizar essa análise, o auditor deve
- A definir a abrangência, as etapas e os prazos a serem cumpridos pelos auditores revisores, bem como o procedimento operacional padrão de due dilligence a ser executado.
- B verificar se os procedimentos e as técnicas de auditoria utilizados para a execução dos trabalhos nas empresas clientes estão em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas e Profissionais emitidas pelo CFC.
- C constatar se o sistema de controle de qualidade desenvolvido e adotado pelo auditor está adequado e em conformidade com o previsto pela Comissão de Valores Mobiliários.
- D elaborar um relatório técnico a ser apresentado ao CRE, dispondo sobre a conformidade, ou não, do sistema de controle de qualidade existente nos trabalhos desenvolvidos pela empresa auditada.
- E sugerir alterações para a correção de fragilidades apresentadas nas recomendações emitidas pelo revisado ao término de seu trabalho.