Questão 100 Comentada - Ministério Público do Estado de Tocantins (MPE-TO) - Promotor de Justiça Substituto (2022)

Assinale a opção que corresponde ao instrumento de atuação extrajudicial do Ministério Público pelo qual se expõem, em ato formal, razões fáticas e jurídicas sobre determinada questão, com o objetivo de persuadir o destinatário a praticar ou deixar de praticar determinados atos, em benefício da melhoria dos serviços públicos e de relevância pública, não tendo caráter coercitivo.

  • A recomendação
  • B requisição
  • C termo de ajustamento de conduta
  • D notificação
  • E notícia de fato

Gabarito comentado da Questão 100 - Ministério Público do Estado de Tocantins (MPE-TO) - Promotor de Justiça Substituto (2022)

A questão aborda os instrumentos de atuação extrajudicial do Ministério Público.

Análise das opções:

A) Recomendação: Conforme a Resolução CNMP nº 164/17, a recomendação é o instrumento que se encaixa perfeitamente na descrição fornecida no enunciado. Ela visa persuadir o destinatário a agir ou deixar de agir em benefício do interesse público, sem caráter coercitivo.

B) Notícia de fato: Trata-se de um instrumento inicial de recebimento de informações e não de atuação persuasiva ou impositiva.

C) Termo de ajustamento de conduta: É um instrumento que visa a adequação da conduta às exigências legais, com caráter de título executivo extrajudicial.

D) Requisição: É um instrumento de investigação, utilizado para solicitar informações e documentos.

E) Notificação: É um ato de cientificação, dando conhecimento a uma pessoa sobre algum fato.

Resposta correta: A