Nunca houve tempo em que se inventassem, com tanta perfeição, tantas ladroeiras legais. A fortuna particular de alguns, em menos de dez anos, quase que quintuplicou; mas o Estado, os pequenos burgueses e o povo, pouco a pouco, foram caindo na miséria mais atroz. (LIMA BARRETO. In: ALENCAR ET AL. 1996).
A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o primeiro período republicano brasileiro, é correto afirmar:
- A Uma aliança dos primeiros governos com o Partido Comunista, através da sua legalização e da participação de lideres comunistas em ministérios, permitiu o controle dos sindicatos pelo Governo Federal.
- B A “Política dos Governadores” foi responsável pela extinção de revoltas internas, como a de Canudos e a do Contestado, a primeira de caráter messiânico e a segunda de características apenas socioeconômicas.
- C O Exército foi excluído da política governamental, passando a dedicar-se unicamente às questões da "caserna”.
- D A falta de uma ideologia política de classe tornou impossível a união do operariado, que se manteve, consequentemente, longe da política e incapacitado de lutar pelos seus direitos.
- E A Crise de 1929 contribuiu para o desequilíbrio da economia, devido à retração da demanda do café no mercado internacional e ao fracasso da política de valorização artificial desse produto.