Questão 37 do Concurso Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Economista - COMVEST UFAM (2023)

Sobre estudo de mercado, é CORRETO afirmar que:

  • A é uma análise que centra seus objetivos em estudar a sensibilidade da demanda de um bem ou serviço em relação ao seu preço. Ou seja, mensurar as elasticidades-preço e a elasticidaderenda em sintonia com o plano de produção e plano de marketing, de forma que a organização possa decidir investir ou não.
  • B pode ser respondido por um plano de marketing, porque traz, no seu corpo, uma análise estratégica em sintonia com o ambiente que cerca o empreendimento.
  • C é uma análise que centra seus objetivos analíticos em conhecer o comportamento da demanda de um bem ou serviço, inclusive, na perspectiva do preço, das preferências do consumidor potencial, assim como de suas necessidades, da sua renda per capita, dos bens substitutos, dos bens complementares. Enfim, é entregar informações relevantes para que as organizações decidam sobre preço, praça, produto e produção.
  • D pode ser respondido por um estudo das estruturas de mercado, ou seja, da concorrência perfeita, do monopólio, da concorrência monopolística e do oligopólio. A partir daí, podem ser formuladas estratégias competitivas.
  • E é uma análise que se limita a estudar a capacidade de produção de uma cidade com o objetivo de munir as empresas desejosas de realizar investimento com informações fidedignas para tomarem decisões.