Questões de Estruturas de Mercado (Economia)

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Considerando o que faz com que alguns projetos apresentem um Valor Presente Líquido (VPL) positivo e outros um VPL negativo, quando mercados de produtos e outros fatores não são tão perfeitamente competitivos, é possível que uma empresa obtenha lucro acima do normal (renda econômica) resultante de projeto de VPL positivo. Os motivos pelos quais esse lucro acima do normal pode ocorrer estão relacionados com as condições que definem cada tipo de mercado e o fator que o distingue de um mercado perfeitamente competitivo. Dentre os fatores que podem dificultar a entrada de determinada empresa no mercado e, por consequência, afetar a série de descontos a ser considerada em determinada análise financeira de investimentos, podem ser citados, EXCETO:

  • A Controle de patente de projetos ou técnicas de produção.
  • B Economias de produção predominantemente artesanal e com baixíssimos custos de inicialização.
  • C Dificuldade de acesso a recursos financeiros no montante e no custo necessários ao empreendimento.
  • D Incapacidade de novas empresas adquirirem os fatores de produção necessários, a exemplo de equipamentos e insumos essenciais.

A Hemobrás atua no ramo de indústria farmacêutica. Ela trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos, ampliando o acesso da população a medicamentos essenciais à vida de milhares de pessoas com hemofilia, além de pacientes de imunodeficiências primárias ou erros inatos do sistema imune, queimaduras graves, Aids, câncer, entre outras doenças.
(Disponível em: https://hemobras.gov.br/quem-somos/)

Considerando o trecho anteriormente transcrito, é essencial que o analista administrativo de assuntos corporativos da Hemobrás compreenda que a empresa atua no seguimento industrial. Para além, deter conhecimentos de economia industrial, favorecerá o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da instituição. Assim, sobre economia industrial, analise as afirmativas a seguir. 

I. Relações entre empresas, mercados, instituições e processos – essa complexidade é o cerne da economia industrial, cujo objetivo é o estudo do funcionamento real dos mercados.
II. A rapidez e a intensidade com que as tecnologias e as formas de organização da produção industrial vêm se transformando, desde meados do século XX, têm atribuído à economia industrial e à temática a ela associada – preços, custos, inovação, crescimento das empresas, competitividade – um lugar central na análise econômica contemporânea.
III. O mercado é pensado como um espaço abstrato no qual se definem preços e quantidades das mercadorias transacionadas por consumidores (demanda) e empresas (oferta). Em cada mercado vigora um dado padrão de concorrência definido a partir da interação entre as características estruturais dominantes e as condutas praticadas pelas empresas que nele atuam. A definição do padrão de concorrência vigente em cada mercado apresenta uma intensa controvérsia ainda não estabilizada em economia industrial.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C II, apenas.
  • D III, apenas.

"A análise de mercados é um pilar fundamental da microeconomia, permitindo-nos compreender o comportamento de empresas e consumidores, bem como as forças que moldam os preços e a produção de bens e serviços (Varian, 2006).” Neste contexto, analise as afirmativas a seguir quanto às características de cada ambiente de mercado. 

I. Concorrência perfeita - Possui várias pequenas empresas, têm produtos homogêneos, não há barreiras à entrada, sem poder de mercado e possui alta eficiência.
II. Monopólio - Possui apenas uma empresa, tem produto único, com altas barreiras à entrada, alto poder de mercado e possui baixa eficiência. 
III. Oligopólio - possui poucos números de empresas, tem produto homogêneo ou diferenciado. Altas barreiras à entrada com alto poder de mercado e média eficiência. 
IV. Concorrência Monopolística - Possui poucas empresas, tem produto diferenciado com baixas barreiras à entrada. Tem um alto poder de mercado e média eficiência. 

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e IV, apenas.
  • B Il e lll, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
  • E I, II III e IV.

No que se refere à formação de preço para estruturas de mercado de concorrência imperfeita e à regulação responsiva, julgue o item a seguir. 


A possibilidade de desvio de acordos torna o oligopólio uma estrutura de mercado instável. 

  • Certo
  • Errado

A estrutura de mercado oligopolista em que as empresas competem via quantidade, tomando decisões simultaneamente, é conhecida como:

  • A Oligopólio de Cournot.
  • B Oligopólio de Stackelberg.
  • C Oligopólio de Bertrand.
  • D Modelo de Concorrência Monopolística.