Questão 3 Comentada - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Exame de Ordem Unificado - FGV (2023)

Durante audiência de instrução e julgamento da qual participou na qualidade de advogado, Robson foi comprovadamente ofendido por palavras desferidas pelo juiz que presidia o ato. Abalado em razão desse fato, Robson decide buscar as informações necessárias para obter desagravo público perante o Conselho Seccional competente da OAB.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A O relator deverá solicitar informações da autoridade ofensora, como condição para a concessão do desagravo.
  • B Não há previsão legal ou regulamentar de prazo máximo para concessão do desagravo, em caso de acolhimento do parecer do relator, aplicando-se o princípio da Duração Razoável do Processo.
  • C O desagravo será concedido em sessão realizada para essa finalidade, amplamente divulgada, sendo vedada, em qualquer caso, a concessão imediata.
  • D A sessão de desagravo deverá ser realizada, preferencialmente, no local onde a ofensa foi sofrida ou onde se encontre a autoridade ofensora.

Gabarito comentado da Questão 3 - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Exame de Ordem Unificado - FGV (2023)

a) Errada. É direito do advogado ser publicamente desagravado, quando ofendido no exercício da profissão ou em razão dela, devendo o conselho competente promover o desagravo público do ofendido, sem prejuízo da responsabilidade criminal em que incorrer o infrator, de acordo com o art. 7º, XVII e §5º do Estatuto da OAB. Mas não é o relator que deve solicitar as informações e sim o presidente, de acordo com o art. 18, §2º do Regulamento Geral da OAB: a Diretoria remeterá o pedido de desagravo a...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium