O projeto Lupa Digital, acolhido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), objetiva implementar e validar um algoritmo científico para realizar pesquisas em bancos de datilogramas de forma mais rápida que as obtidas nos procedimentos de papiloscopia atualmente em uso. Com a implantação do projeto, será possível identificar rapidamente a que dedo e mão pertencem os fragmentos encontrados em locais de crime, o que diminuirá o tempo de investigação policial. Desde 2004, a Polícia Federal utiliza o sistema AFIS, programa que realiza, automaticamente, a leitura e a comparação de impressões digitais. O novo algoritmo pode, por exemplo, interagir com o AFIS de tal forma que o sistema, em vez de pesquisar por todo o banco de dados, faça uma varredura direcionada, de acordo com as estatísticas apresentadas pelo Lupa Digital. Se, hipoteticamente, a incidência de verticilo (um dos tipos de impressões digitais existentes) ocorrer, com mais intensidade, em polegares direitos, o sistema se concentrará, primeiramente, nessa tendência. Hoje, há cinco milhões de digitais cadastradas e, com essa base de dados, a identificação de infratores aumentou 40%, desde a aquisição do AFIS.
O objetivo do texto acima é
- A informar os leitores sobre o desenvolvimento de um projeto de pesquisa de impressões digitais que contribuirá para a redução do tempo de investigação policial.
- B descrever as fases de um projeto de pesquisa desenvolvido para validar um algoritmo científico capaz de ler e comparar automaticamente impressões digitais de criminosos cadastrados.
- C enumerar os procedimentos indispensáveis à implantação de um projeto de pesquisa que revolucionará a pesquisa em bancos de datilogramas no âmbito da investigação policial.
- D narrar, de forma sucinta, os fatos que marcaram a implantação do projeto Lupa Digital, por meio do qual será possível diminuir consideravelmente o tempo de investigação policial.
- E divulgar a mais recente pesquisa da Polícia Federal: um programa de algoritmos desenvolvido para identificar rapidamente fragmentos de impressões digitais de criminosos.