Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Engenheiro de Segurança do Trabalho (2015) Questão 30

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta de acordo com a Norma de Higiene Ocupacional da FUNDACENTRO - NHO 09: Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro.
  • A O nível de ação para a exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro, adotado nesta norma, corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 0,5m/s2 e ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 9,1 m/s1,75.
  • B O limite de exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro, adotado nesta norma, corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição parcial (arep) de 2,1 m/s2, e ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 21 m/s1.75.
  • C Se a aceleração resultante de exposição normalizada (aren) estiver entre 1,5 m/s2 e 3 m/s2 ou sempre que o valor de dose de vibração resultante (VDVR) estiver entre 5 m/s0,75 e 10 m/s0,75, a exposição deve ser considerada acima do nível de ação, devendo ser adotadas medidas preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições à vibração, possam causar prejuízos à saúde dos trabalhadores e evitar que o limite de exposição seja ultrapassado.
  • D Aceleração média de exposição parcial (amep) corresponde à aceleração média resultante representativa da exposição ocupacional relativa à componente de exposição ocorrida em uma parcela de tempo da jornada diária, considerando os quatro eixos ortogonais.
  • E As medições da vibração transmitida ao corpo inteiro devem ser feitas considerando as quatro direções de um sistema de coordenadas ortogonais, de forma simultânea, utilizando-se acelerômetro do tipo quadriaxial.

Encontre mais questões

Voltar