Questão 3 Comentada - Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PM-SC) - Aspirante da Polícia Militar - Instituto AOCP (2018)

Nacionalidade é o vínculo jurídico político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado, fazendo desse indivíduo um componente do povo, da dimensão pessoal desse Estado, capacitando-o a exigir sua proteção e sujeitando-o ao cumprimento de deveres impostos.


Em relação à nacionalidade, assinale a alternativa correta.

  • A Conforme o critério do ius solis, também denominado ius sanguines, o que interessa para a aquisição da nacionalidade é o sangue, a filiação, a ascendência, sendo pouco importante o local onde o indivíduo nasceu.
  • B A nacionalidade adquirida é aquela imposta, de maneira unilateral, independentemente da vontade do indivíduo, pelo Estado, no momento do nascimento.
  • C Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade, ainda que haja o reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira.
  • D O brasileiro nato, quaisquer que sejam as circunstâncias e a natureza do delito, não pode ser extraditado, pelo Brasil, a pedido de Governo estrangeiro, pois a Constituição da República, em cláusula que não comporta exceção, impede, em caráter absoluto, a efetivação da entrega extradicional daquele que é titular de nacionalidade brasileira primária ou originária.
  • E Revela-se possível, em nosso sistema jurídico-constitucional, a aquisição da nacionalidade brasileira jure matrimonii, vale dizer, como efeito direto e imediato resultante do casamento civil.

Gabarito comentado da Questão 3 - Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PM-SC) - Aspirante da Polícia Militar - Instituto AOCP (2018)

A questão aborda os direitos fundamentais relacionados à nacionalidade. Analisando as alternativas: a: Incorreta. O critério sanguíneo, também conhecido como ius sanguinis, prioriza a filiação, a ascendência, em detrimento do local de nascimento. b: Incorreta. A nacionalidade secundária, ou adquirida, resulta de um ato voluntário, como a naturalização, manifestado após o nascimento. c: Incorreta. A CF/88, art. 12, § 4º, estabelece as hipóteses de perda da nacionalidade, incluindo a aquisi...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium